Eu gosto de Guy Ritchie (“Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes”, “Snatch”).


Digo mais, acho bastante provável que, se você não é um fã purista de Sir Arthur Conan Doyle, você deve ter gostado do filme Sherlock Holmes. Eu gostei.


Falo de entretenimento, é claro – afinal essa é a proposta de Hollywood (além de lucro, é claro!). Uma obra deve ser avaliada a partir do seu objetivo.


- x -


Acho engraçado, mas, em certos meios pseudo-intelectuais por aqui, é quase proibido gostar de cinema de entretenimento (principalmente de Hollywood).


Eu me lembro que quanto eu voltei dos USA (onde fiz, entre outros, um curso de crítica de cinema), um conhecido me convidou para escrever numa revista de cinema que ele estava criando. Era uma revista de crítica de cinema (que nunca saiu do papel, ou melhor, nunca chegou ao papel).


Ele timidamente, temendo me ofender, me convidou para escrever na revista, desde que eu estivesse disposto a escrever sobre cinema comercial. O motivo: nenhum dos outros colaboradores queria se dignar a escrever sobre Hollywood.


Aceitei feliz. Pena que nunca chegou a acontecer...