Rendezvous in Paris, 1978
Diretor: Claude Lelouch

Para quem gosta de velocidade, de cinema e/ou de Paris (acho que todo mundo gosta de pelo menos uma destas três coisas): Redezvous in Paris, um curta metragem de Claude Lelouch. Na verdade, uma grande estripulia de um piloto não identificado e do diretor francês – que acabou preso (e logo liberado) por causa do filme.

Saiu no blog de Fábio Seixas.


Vale a pena ver.

O autor do blog cita:

"Em agosto de 1978, o cineasta francês Claude Lelouch montou uma câmera giroscopicamente estabilizada na frente de uma Ferrari 275 GTB e convidou um amigo, piloto de F-1, para fazer um trajeto no coração de Paris à maior velocidade que ele pudesse.
O filme só dava para 10 minutos, e o trajeto era de Porte Dauphine, passando pelo Louvre até a basílica de Sacre Coeur. Como Lelouch não conseguiu permissão para interditar nenhuma rua no trajeto, a filmagem aconteceu logo que o dia clareou. O piloto completou o circuito em 8min40s, chegando a 324 km/h em certos momentos.
Quando exibiu o filme pela primeira vez, Lelouch foi preso. Ele nunca revelou o piloto, e o filme foi proibido, passando a circular só no underground."

O filme é alucinante!

Em vários momentos o suposto F1 é obrigado a frear bruscamente, ou desviar de carros e pedestres. As vezes chega a ter que mudar de rota para evitar acidentes.

É simplesmente incrível o que eles fizeram.


Uma irresponsabilidade que hoje não seria tolerada. Pedestres não são respeitados, sinais vermelhos são ignorados, vias de mão-única e de contramão são usadas e faixas centrais são cortadas.


No fundo, ficou barato, apenas a prisão do cineasta. Hoje, certamente, as punições seriam mais severas. E, provavelmente, haveria uma investigação sobre quem foi o piloto e outros eventuais envolvidos, que acabariam punidos também.


Click aqui para ver o vídeo no youtube.

Para quem gosta de Paris, a rota utilizada no filme foi a seguinte (em ordem):
Boulevard Périphérique - Avenue Foch - Place Charles-de-Gaulle - Avenue des Champs-Élysées - Place de la Concorde - Quai des Tulieres - Arc de Triomphe du Carrousel - Rue de Rohan - Avenue de l'Opéra - Place de l'Opéra - Fromental Halévy - Rue de la Chausée d'Antin - Place d'Estienne d'Orves - Rue Blanche - Rue Pigalle - Place Pigalle - Boulevard de Clichy (rua usada após abortar a rota pela Rue Lepic) - Rue Caulaincourt - Avenue Junot - Place Marcel Aymé - Rue Norvins - Place du Tertre - Rue Ste-Eleuthère - Rue Azais - Place du Parvis du Sacré Cœur

De acordo com a Wikipédia, no entanto, a despeito da história apresentada no Blog de Fabio Seixas, o filme não foi gravado com um carro de Formula 1, mas sim com o Mercedes-Benz 6.9L do cineasta (com o som da Ferrari adicionado na edição), e que a máxima velocidade atingida pelo veículo teria sido de algo em torno de 140 Km/h – o diretor afirma que se atingiu 200 Km/h.


De qualquer forma, trata-se de um material imperdível!


Não deixe de assistir!

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