When We Were Kings (1996)
Diretor: Leon Gast

Mesmo quem não gosta de boxe deve assistir ao documentário sobre a luta entre George Foreman e Muhammad Ali, no Zaire. A luta é considerada uma das mais importantes da história do boxe – já gerou livros (inclusive The Fight de Norman Mailer), músicas, filmes, especiais de TV.

When we were kings constrói um belo retrato do imaginário cultural do ano de 1974; mostra uma das mais marcantes personalidades da cena americana da segunda metade do século passado (Ali); e apresenta os melhores momentos da luta (para quem não gosta de boxe: a luta propriamente dita ocupa apenas uma pequena porção do filme).

O filme se detém mais em estabelecer a conjuntura histórica em que a luta se deu e em mostrar os preparativos da produção e dos lutadores para a luta no país africano.

Outro destaque do filme é a sua atenção com a música. Parte da promoção da luta envolveu shows com ninguém menos que BB King, Fania All Stars e James Brown. Trechos preciosos destas apresentações musicais, bem como entrevistas com os músicos e a interação entre eles e os lutadores são apresentados ao longo do filme.